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Auditoria em folha de pagamento

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MAP Auditores Independentes

Uma visão de futuro

AUDITORIA NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

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As organizações buscam a cada dia por eficiência produtiva, verificando sistemas e processos. Desta maneira, auditoria tem como papel estudar a verdade das informações do controle nas organizações, sendo uma valiosa ferramenta para acompanhar os resultados da empresa, permitindo ao gestor uma análise clara sobre sua situação, tornando-se uma técnica fundamental para desenvolver essa verificação, pois analisa a confiança das informações.
A revisão de auditoria na área de Recursos Humanos e Administração de Pessoal atua sob a ótica de prover as empresas de uma análise da conformidade de seus processos, ou seja, sua aderência as leis, regulamentos e melhores práticas de mercado.
É neste sentido que esta ferramenta permite a organização, atualizar seu conhecimento, identificar e sanar fragilidades, analisar se os objetivos traçados para seus recursos humanos, seu desenvolvimento e o retorno esperado para os negócios da empresa estão sendo atingidos.
Este processo se dá através de uma auditoria de procedimentos previamente acordados que são determinados entre a Alta Administração da empresa e a MAP e são aplicados sobre os registros contábeis, operacionais e financeiros relativos a folha de pagamento e previdenciário nos quais são aplicados, entre outros:
  • Análise dos processos formais e informais da sociedade quanto as práticas vinculadas a Recursos Humanos e Administração de Pessoal, incluindo, sem, contudo se limitar a: Admissões, Demissões, Treinamento, Apuração da Folha de Pagamento, Férias e Benefícios;
  • Revisões de procedimentos trabalhistas e previdenciários quanto ao efetivo recolhimento das contribuições e dos impostos incidentes sobre a folha de pagamento;
  • Verificação do cumprimento das obrigações fiscais periódicas (e dos procedimentos de cálculo da folha de pagamento);
  • Análise dos critérios adotados para o processamento da folha de pagamento com a finalidade de verificar a adequação da base de cálculo das contribuições e dos impostos aos recolhimentos efetuados;
  • Observar o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas periódicas.
Adicionalmente, serão realizadas discussões com os profissionais da Companhia, visando identificar aspectos gerais referentes às áreas trabalhista e previdenciária.
O objetivo final é a análise dos procedimentos atualmente adotados pelas empresas sob a luz da legislação vigente e minimização de eventuais riscos existentes.

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